As aulas na rede pública de ensino devem retornar nesta quarta-feira. Aproximadamente 1,3 mil alunos da rede municipal ficaram sem aulas no município. As escolas tiveram as aulas suspensas até terça-feira. Na rede estadual, apenas os alunos da Escola Vicente Dutra não voltarão às aulas. A direção da escola aguarda que o transformador da rua seja trocado, e o abastecimento de energia regularizado, para retomar as atividades.
Na tarde desta terça, uma reunião deve analisar os últimos documentos para que a prefeitura solicite situação de emergência. Na área central do município não há mais falta de água e a distribuição de energia já foi reestabelecida em mais de 80% das casas.
Três dias após a chuva e o vento que deixou Júlio de Castilhos sem água e totalmente às escuras, os prejuízos seguem aparecendo. Segundo a assessoria da prefeitura, assistentes sociais estão fazendo um levantamento dos prejuízos, que a até o momento já contabilizam pelo menos 600 casas destelhadas. A Emater também deve entregar nesta tarde um laudo com os danos em lavouras do município.
De acordo com a prefeita Vera Dalcin (PSDB), as notícias não são animadoras para as localidades do interior:
_ A situação é grave. A cada dia aparecem mais pessoas que tiveram estragos em suas casas, principalmente no interior. Estamos distribuindo água aos moradores_ diz a prefeita.
Prefeituras seguem trabalhando na recuperação dos estragos causados pelas chuvas
No município vizinho, Pinhal Grande, os cerca de 5 mil habitantes seguem sem luz nesta terça-feira. A estimativa da Rio Grandense Energia (RGE) é que o fornecimento seja normalizado até a manhã de quarta. A companhia ainda trabalha na manutenção dos postes que foram danificados pela tempestade da madrugada do último domingo. A cidade também estava com problemas no abastecimento de água que foi normalizado no final da tarde de segunda-feira.
Em Tupanciretã, a prefeitura aguarda a homologação do pedido encaminhado ao Estado para decretar situação de emergência. Em Capão do Cipó, o Exército auxilia famílias atingidas a distribuindo água. Geradores também foram instalados no município para fornecer energia elétrica para emergências.